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O movimento Sleeping Giants, que nasceu nos Estados Unidos, chegou ao Brasil. O objetivo é alertar empresas de que seus anúncios aparecem em conteúdos pouco confiáveis, associados a notícias falsas e desinformação, e alimentam o financiamento de páginas extremistas.
No Brasil, o primeiro resultado veio nesta semana. Como noticiou o Conversa Afiada, a Dell declarou na terça-feira 19/V que não mais anunciará no site bolsonarista "Jornal da Cidade Online", após ser alertada por um usuário nas redes sociais sobre o histórico de divulgação de fake news por parte do veículo.
Outras cinco empresas também foram alertadas sobre anúncios, via Google, no site bolsonarista. São eles a Telecine, Submarino, Banco do Brasil, Boticário e Samsung.
Em 2018, o o Jornal da Cidade Online disseminou notícias falsas e informações distorcidas a favor da campanha de Jair Bolsonaro, como um artigo insinuando que, no segundo turno da eleição, Ciro Gomes teria se decidido pelo voto no candidato de extrema direita.
“Sempre pensei em formas de combater notícias falsas, mas nunca havia encontrado uma eficiente”, diz o administrador do Sleeping Giants Brasil em entrevista ao El País. “Até que descobri essa maneira simples de aplicar usando a desmonetização”, completou.
A iniciativa representa um baque na comunicação de grupos bolsonaristas. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), no Twitter, saiu em defesa do site bolsonarista.
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