sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

"tem que governar para as pessoas que mais necessitam", diz Lula sobre presidente do BC


                                           foto:reprodução/facebook oficial de Lula

Em meio aos debates sobre aumento da taxa básica de juros e revisão da meta de inflação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não é interesse "brigar com um cidadão que é presidente do Banco Central", numa referência direta a Roberto Campos Neto. Uma escalada de tensão tem sido observada ao longo das duas últimas semanas após Lula criticar o posicionamento do presidente do Banco Central sobre a política de juros da entidade.

"Não cabe ao presidente da República ficar brigando com o presidente do Banco Central. Eu até teria direito, porque ele não é presidente do Banco Central indicado por mim. Ele foi indicado pelo [ex- presidente Jair] Bolsonaro, pelo [ex-ministro Paulo] Guedes. Então significa que a cabeça política dele é uma cabeça muito diferente da minha cabeça e daqueles que votaram em mim, mas ele está lá. Está eleito e tem um mandato", disse Lula, em entrevista a CNN Brasil, nesta quinta-feira (17). O tom da fala, inclusive, rechaça as sinalizações de pessoas do entorno do governo de que a independência do Banco Central poderia entrar em xeque na atual administração federal.

"A única coisa que eu quero é que ele cumpra, sabe... Se ele topar, quando eu for levar o meu governo para visitar os lugares mais miseráveis deste país, eu vou levá-lo para ele ver. Ele tem que saber que a gente, neste país, tem que governar para as pessoas que mais necessitam", completou Lula.

Fonte: BN-17/02/2023

0 comentários:

Postar um comentário