O presidente Lula, juntamente com o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quarta-feira (1º) a renegociação de dívidas em até 99% para estudantes e formados contemplados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A medida foi incluída na lei do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, sancionada ontem(1)
Segundo o ministro, existem 1,2 milhão de contratos inadimplentes no Fies, o que corresponde a R$ 54 bilhões. “Estamos discutindo como fazer uma mudança no novo Fies, um Fies mais social. Muitas vezes transformavam o Fies em um programa econômico. Na realidade, tem que ser um programa social, de dar oportunidade, como o senhor [Lula] sempre deu, aos jovens de acesso à universidade”, disse Camilo em vídeo publicado no X, antigo Twitter.
Na sequência do vídeo, Lula se dirige aos estudantes que podem solicitar o refinanciamento das dívidas. “Cara, se você está devendo ao Fies, não se desespere. A partir de agora, você pode procurar a Caixa, o MEC, e você vai saldar a sua dívida com muito desconto. Para nós, o que é importante não é a sua dívida, é que você volte a estudar pagando o mínimo necessário”.
Fonte: Congresso em Foco -02/11/2023 c/adaptações
0 comentários:
Postar um comentário