segunda-feira, 20 de maio de 2013

UNEB inaugura a sede própria do Campus XV em Valença



                                               Sede do Campus XV -foto:ascom uneb/divulgação      

 
“A presença do governador na inauguração das novas instalações do Campus XV mostra a importância que a nossa universidade tem para o estado da Bahia. Graças ao empenho da gestão, dos professores, do movimento estudantil e dos técnicos da universidade podemos comemorar esta conquista”.

Com estas palavras, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, celebrou, junto ao governador do estado, Jaques Wagner, e a comunidade de Valença, a inauguração da sede própria do Campus XV da universidade, no município, realizada – na ultima sexta-feira (17) – durante cerimônia solene.
Ainda de acordo com Valentim, foram investidos nove milhões em estrutura e equipamentos para as novas instalações. Para este ano, o gestor prevê também a instalação de uma livraria na unidade.
O governador do estado, Jaques Wagner, além de parabenizar o reitor, visitou as instalações do Campus XV e destacou a importância da presença das autoridades e da população valenciana durante a cerimônia solene.
“Este é um momento de alegria, pois agora temos uma casa a altura dos nossos estudantes, professores e funcionários da UNEB. Agora podemos atender às necessidades da região de Valença com ainda mais qualidade”, frisou Jaques Wagner.

Atendimento das demandas

A vice-reitora da UNEB, Adriana Marmori, prestigiou também a cerimônia e convidou a comunidade valenciana a usufruir do espaço público que é a universidade.
“Com a sede própria, os cursos serão ofertados com mais conforto e qualidade. Espero também que possamos ampliar a oferta das nossas graduações e abrir ainda mais as portas desta universidade à comunidade externa. As pessoas precisam participar mais deste espaço, que é público e plural”, ressaltou Adriana.
A cerimônia foi prestigiada também pelo secretário estadual da Educação (SEC), Osvaldo Barreto, pelos pró-reitores de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila, e de Assistência Estudantil (Praes), Paulo James de Oliveira, pelo diretor do DEDC, Pedro Sabino, e pela representante da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Ana Paula Massarenti.

O Campus XV da UNEB sedia o Departamento de Educação (DEDC). Na unidade são ofertados os cursos de direito e pedagogia para 573 estudantes. Para atender a essa demanda, o departamento conta com 46 docentes e 42 técnicos, segundo informações do site do DEDC.
A nova sede possui mais de 14 mil metros quadrados. A área é dividida em dois pavilhões (administrativo e de aulas) e dois quiosques abrigam a cantina, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e as sedes dos diretórios acadêmicos (DAs), além do ambiente de convivência.
A advogada Suzana Andrade, ex-estudante do curso de direito oferecido pelo DEDC e técnica do NPJ, destacou que com a nova estrutura, os serviços poderão ser prestados com maior qualidade para as comunidades externas e interna da universidade.
A unidade possui 16 salas de aula, dois laboratórios de informática com capacidade para 60 computadores e biblioteca com acervo de mais de 9,6 mil exemplares.
“Com o deslocamento das nossas atividades para esta sede própria, a biblioteca pode atender à comunidade estudantil com melhores condições”, celebrou a bibliotecária do DEDC, Patrícia da Silva.

Participação discente

Durante a inauguração, uma carta de reivindicação dos diretórios acadêmicos (DAs) dos cursos de pedagogia e direito, ofertados pelo Campus XV, foi entregue ao governador Jaques Wagner.

“Temos um bom espaço físico, estamos felizes por esta conquista, porém queremos otimizar o ambiente. As solicitações são para a melhoria do próprio campus. Pedimos ao governador para aumentar o número de professores, para construir um anfiteatro e para comprar dois micro-ônibus”, frisou o integrante do DA de pedagogia, Fabricio Pinheiro.

Também integrante do DA, a discente Naiara Souza agradeceu aos gestores pela consolidação do projeto: “Queria agradecer ao reitor e à vice-reitora pela entrega da nova sede do Campus. Sem duvida este é um momento de celebração e vitória. Espero também que a partir de hoje, novos investimentos sejam feitos para continuar atendendo as demandas dos discentes e docentes da universidade”, comentou Naiara.

0 comentários:

Postar um comentário