quinta-feira, 18 de março de 2021

Mundo: Morre presidente da Tanzânia John Magufuli, o “Bolsonaro africano” por postura negacionista

John Magufuli (Reprodução/Facebook)


O presidente da Tanzânia, John Magufuli, de 61 anos, morreu nesta quarta-feira (17) em decorrência de um problema cardíaco. O anúncio foi feito pela vice, Samia Suluhu Hassan, em mensagem divulgada na emissora estatal TBC.

Magufuli estava sem aparecer em público desde o dia 27 de fevereiro, o que gerou rumores de que ele estaria com Covid-19. O mandatário ficou conhecido como “Bolsonaro africano” por conta de sua postura negacionista em relação à pandemia. Ele costumava dizer que a Tanzânia estava livre do coronavírus “graças a orações”.

O presidente também proibiu a divulgação de informações sobre infecções no país, expulsou representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), não impôs medidas de distanciamento social e rejeitou as vacinas.

Até o anúncio da morte na noite de quarta, o governo não dava informações sobre o paradeiro do presidente. Segundo informações do G1, chegou inclusive a prender quem espalhasse boatos sobre a saúde de Magufuli. Quatro pessoas foram detidas.

Magufuli se elegeu presidente da Tanzânia em 2015 e renovou o mandato após vencer as eleições de outubro de 2020, com mais de 84% dos votos.

fonte:Site Metrópoles - 18/03/2021 09h:55min.

0 comentários:

Postar um comentário