segunda-feira, 15 de março de 2021

Na ONU: Bolsonaro é atacado “por descaso perante a grave crise da pandemia no Brasil”

Mais uma denúncia contra o governo de Jair Bolsonaro foi feita nesta segunda-feira (15) no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça. Em discurso feito em inglês, que durou pouco mais de 1 minuto e meio, a fundadora da Comissão Arns, Maria Hermínia Tavares de Almeida, “apontou a responsabilidade do presidente Bolsonaro em promover, por palavras e atos, uma devastadora tragédia humanitária, social e econômica no Brasil". A representante da Comissão Arns também falou em nome de outra organização, a Conectas Direitos Humanos.

© Comissão Arns

Valéria Maniero, correspondente da RFI na Suíça

"A situação do Brasil é desesperadora. A Covid-19 está causando um enorme impacto em perdas de vidas e dificuldades econômicas. A doença atingiu desproporcionalmente a população negra e mais pobre, as comunidades indígenas e tradicionais.Viemos aqui hoje para denunciar as atitudes recorrentes do presidente Jair Bolsonaro em relação à pandemia”, disse Maria Hermínia.

Segundo a fundadora da Comissão ArnsBolsonaro “desdenha das recomendações dos cientistas” e “tem semeado descrédito em todas as medidas de proteção - como o uso de máscaras e distanciamento social”.

Maria Hermínia afirmou também que o presidente “promoveu o uso de drogas ineficazes; paralisou a capacidade de coordenação da autoridade federal de Saúde; descartou a importância das vacinas, riu dos temores e lágrimas das famílias”. Ela lembrou que Bolsonaro disse aos brasileiros para parar “de frescura e mimimi”.

Todas as medidas econômicas e sanitárias atualmente em vigor devem-se a iniciativas do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal, dos governadores e prefeitos. É por isso que estamos aqui, hoje, para chamar a atenção deste Conselho e apontar a responsabilidade do presidente Bolsonaro em promover, por palavras e atos, uma devastadora tragédia humanitária, social e econômica no Brasil", afirmou.

fonte:RFI - 15/03/2021 23h:25min.

0 comentários:

Postar um comentário