segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Povo Yanomami: O foco agora é o combate ao garimpo ilegal, diz Rui Costa

 

                                            foto:reprodução/facebook oficial Rui Costa

O ministro da Casa Civil Rui Costa participou de uma reunião com o presidente Lula que contou também com a presença de Flávio Dino, da Segurança Pública e Justiça, José Múcio, da Defesa, Sônia Guadalajara, dos Povos Indígenas, Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, dentre outros e a orientação passada pelo presidente é que após o socorro imediato, com ações emergenciais que vem sendo feitas ao povo povo Yanomami, o governo federal irá combater o garimpo ilegal, visando a preservação do território indígena.

A primeira medida anunciada foi que os ministérios envolvidos na problemática para impedir o transporte aéreo e fluvial que abastece os grupos criminosos na região. O ministro Rui Costa afirmou numa rede social "Faremos um esforço conjunto com os ministérios envolvidos para impedir o transporte aéreo e fluvial que abastece os grupos criminosos. Não iremos recuar nesse trabalho de preservação do território indígena e de assistência aos yanomamis que tanto precisam de ajuda neste momento." diz Rui.

Fundo Amazônia

Outra ação anunciada nesta manhã de segunda(30) pela ministra do Meio Ambiente é que recursos financeiros do Fundo Amazônia irão para o povo Yanomami. " “Os recursos do Fundo Amazônia serão deslocados para ações emergenciais. Essas ações estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem: a questão da saúde; o tratamento ao problema da grave situação de fome, que está assolando as comunidades; a parte de segurança, para que essas pessoas possam ficar em suas comunidades, e isso tem a ver com operações de desintrusão do garimpo criminoso dentro dessas comunidades”, declarou a ministra.

Marina Silva estava na coletiva ao lado da ministra da Cooperação da Alemanha, Svenja Schulze, que visita o Brasil.



0 comentários:

Postar um comentário