foto:Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, neste sábado, a medalha de ouro conquistada por Lucas Pinheiro Braathen no slalom gigante, uma modalidade de esqui. “É ourooooooooooooooooooooo! O Brasil fez história nos Jogos Olímpicos de Inverno!”, escreveu Lula em sua página no X.
Essa é a primeira vez que o atleta de 25 anos disputa os Jogos competindo sob a bandeira verde e amarela. Ele é filho de pai norueguês com mãe brasileira e tem dupla cidadania. Desde criança, o esquiador mantém o contato com a cultura do Brasil visitando a família materna nas férias.
“O resultado inédito mostra que o esporte brasileiro não tem limites. É o reflexo de talento, dedicação e do trabalho contínuo de fortalecimento do esporte em todas as suas dimensões”, comemorou o presidente em sua rede social.
Ouro inédito
Lucas Pinheiro Braathen é campeão olímpico em Milão-Cortina. Neste sábado (14/2), o atleta fez o melhor tempo somado das duas baterias do slalom gigante, prova do esqui alpino, e fez história ao conquistar a inédita medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno.
Esta é a primeira vez que um brasileiro conquista a medalha de ouro nas Olimpíadas de Inverno. Antes do título de Lucas Pinheiro Braathen, o melhor resultado do país foi de Isabel Clark, que foi 9ª colocada no snowboard cross, nos Jogos de Turim, em 2006.
Fonte: METRÓPOLES - 14/02/2026
0 comentários:
Postar um comentário