domingo, 22 de outubro de 2023

União aumenta número de vagas para concurso unificado em 21 órgãos federais


 O Concurso Nacional Unificado do governo federal, terá, ao todo, 6.640 vagas ofertadas, que serão distribuidas em 21 órgãos federais. O número de vagas aumentou, após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciar na última quarta-feira (18), que iria aderir a ação, com a abertura de concorrência para 50 vagas ao cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações.  

 

O certame é coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que informou que após a adesão do Inep, 21 órgãos e entidades participarão do novo modelo.

 

O concurso nacional será realizado em um modo que vai selecionar candidatos a cargos públicos efetivos, de órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, além de autarquias e fundações federais.

 

As provas serão aplicadas simultaneamente, em 179 cidades, de todos os estados e no Distrito Federal. A seleção dos municípios considerou a densidade populacional, o raio de influência microrregional de cidades médias e grandes e as facilidades de acesso entre elas.

 

 

O formato inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá o intuito de promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público.

 

O edital do certame está previsto para ser divulgado no Diário Oficial da União, no dia 20 de dezembro. A prova deve ser aplicada em 25 de fevereiro de 2024, quando serão realizadas as provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; provas específicas e dissertativas, por área de atuação governamental.

 

Já os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até abril de 2024. Em junho e julho do próximo ano, o ministério pretende iniciar os cursos de formação dos aprovados.  


Fonte:Redação do BN C/adaptações

0 comentários:

Postar um comentário