terça-feira, 7 de maio de 2024

CNU adiado: Como manter o foco e controlar o emocional até as provas



Com a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como “Enem dos Concursos”, sem nova data após o adiamento da aplicação das provas, os 2,1 milhões de candidatos enfrentam um período de incertezas e ansiedade.

As provas da primeira edição do CNU estavam marcadas para serem aplicadas nesse domingo (5/5), mas foram adiadas em todo o país devido aos estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ainda não há nova data para a aplicação do concurso.

Vale ressaltar que o processo de preparação para um concurso público envolve tanto dedicação aos estudos quanto o preparo físico e psicológico para fazer uma boa prova.

Para a psicóloga clínica e neuropsicóloga Juliana Gebrim, nesse momento de incertezas é necessário manter o foco, o controle emocional e relaxar durante esse período de adiamento do Enem dos Concursos.

Ela afirma que os candidatos não podem “se deixar abalar” pela situação adversa, acrescentando que os concurseiros precisam continuar a “preparação com determinação e equilíbrio”.

A neuropsicóloga recomenda que os candidatos busquem estratégias de relaxamento, como técnicas de respiração e meditação, para acalmar a mente e o corpo. Fazer exercícios físicos também é uma boa forma de abstrair e relaxar nesse período.

Além disso, Gebrim diz que estabelecer uma rotina de estudos equilibrada, intercalando descanso e lazer, é importante para não perder o ritmo de preparação até o anúncio de uma nova data para aplicação do CNU. Informações do site Metrópoles em 07/05/2024.

Ranking nacional de inscritos no CNU

Total de inscritos: 2.144.435

0 comentários:

Postar um comentário