quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Em 2021: Bolsonaro quer triplicar verba para publicidade; TCU diz que faltam critérios técnicos para a distribuição de verbas publicitárias a TVs abertas


Bolsonaro quer triplicar verba para publicidade do governo em 2021

foto:reprodução/ag. Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quer reservar R$ 495,5 milhões do Orçamento de 2021 para ações de comunicação institucional. A proposta representa uma grande expansão em relação às despesas previstas para 2020, que neste caso foi de R$ 124,5 milhões. 

Em troca do apoio de uma ala do Congresso, o presidente decidiu recriar o Ministério das Comunicações, fazendo o dinheiro das ações publicitárias do governo para as mãos do deputado Fábio Faria (PSD),  que assumiu a pasta em junho deste ano. 


Faria é ligado ao centrão e genro do empresário, apresentador  e dono do SBT ,Silvio Santos. A emissora é uma das mais beneficiadas pela publicidade institucional no último ano. 


O uso das verbas de publicidade do governo já é alvo de investigação, a qual implica diretamente o então secretário Fabio Wajngarten, que após a recriação do ministério assumiu a secretaria-executiva da pasta. 


Em agosto, o TCU (Tribunal de Contas da União) concluiu em auditoria que faltam critérios técnicos para a distribuição de verbas publicitárias a TVs abertas.


Reportagens publicadas pela Folha mostraram uma mudança de padrão na destinação do dinheiro para as emissoras, inclusive revelando que Wajngarten é sócio, com 95% das cotas, da FW Comunicação, empresa que recebe dinheiro de TVs e de agências contratadas pela antiga Secom.


Ele, porém, nega que haja favorecimento às clientes de sua empresa ou conflito de interesses em sua atuação. O caso é investigado pela Polícia Federal e pelo TCU em um processo específico. Informações do Bahia Notícias.

0 comentários:

Postar um comentário