Questionado sobre o caso ao chegar no Palácio do Planalto no início da tarde, Mourão afirmou 

que a equipe de segurança do local estava

 “totalmente despreparada”.

“Lamentável. A princípio, a segurança (estava) totalmente despreparada para a atividade que

 tem que fazer”, disse. Em seguida, o ex-

presidente foi perguntado se via racismo no 

caso. “Para mim, no Brasil não existe racismo. 


Isso é uma coisa que querem importar aqui

 para o Brasil, não existe aqui.”

Durante a explicação, o vice-presidente fez uma comparação do Brasil com os Estados Unidos. 

“Eu digo para você com toda tranquilidade: não tem racismo. Eu digo isso para vocês porque eu 

morei nos Estados Unidos. Racismo tem lá. Eu 

morei dois anos nos Estados Unidos. Na minha

 escola, que eu morei lá, o pessoal de cor, ele 

andava separado. Eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil”, justificou.

fonte:ISTOÉ - 20/11/2020 17h:53min.