sexta-feira, 20 de novembro de 2020

RS: homem negro morre após ser espancado por segurança e PM em supermercado

 

Um homem negro de 40 anos foi espancado e morto por um segurança e um policial militar em um supermercado de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite desta quinta-feira (19), às vésperas do feriado da Consciência NegraVídeos que circulam nas redes sociais mostram a agressão, ocorrida no estacionamento do supermercado na zona norte da cidade.

De acordo com informações preliminares da Brigada Militar, o homem - identificado como João Alberto Silveira Freitas e conhecido como "Beto" -, teria discutido com a caixa do estabelecimento e ameaçado agredi-la. Ele foi levado pelo segurança da loja até o estacionamento, no andar inferior. Um cliente, policial militar temporário, acompanhou o deslocamento ao lado de uma funcionária do mercado.

No decorrer do percurso, Freitas teria desferido um soco contra o PM, segundo afirmou a funcionária em depoimento à polícia. O tumulto teria começado logo na sequência. Nas imagens (veja acima e abaixo), os dois agrediram Beto na tentativa de contê-lo. O PM e o segurança chegaram a subir em cima do corpo dele, colocando a perna no pescoço e no tórax.

Vídeos que mostram a agressão e a tentativa de socorristas de salvarem o homem circulam nas redes sociais desde a noite desta ontem. Na gravação, a vítima recebe de um dos homens vários socos na região do rosto, enquanto o outro tenta segurá-lo. Uma mulher que estava usando proteção facial é vista perto deles, assistindo às agressões.

Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegaram a se deslocar até o local, fizeram massagem cardíaca, mas ele acabou não resistindo.

A Polícia Civil trata o crime como homicídio qualificado. O PM temporário e o segurança foram encaminhados à delegacia, mas permaneceram em silêncio durante depoimentos. Os dois estavam acompanhados de uma advogada.

Ainda não se sabe a causa da morte de Beto, o que deve ser apontado em laudo pericial. Agora, a polícia aguarda o documento e mais imagens de câmera para esclarecer o caso. A investigação segue agora com a 2ª DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa).

O delegado Leandro Bodoia, responsável pela ocorrência, afirmou à publicação que não foi encontrado armamento no local. Ele também explica que a esposa da vítima, que o acompanhava no supermercado, já foi ouvida, mas disse que não presenciou as agressões. A mulher relatou que estava longe dele quando houve o desentendimento no caixa.

Carrefour decide romper contrato com empresa de segurança

Após o caso vir à tona, a rede de supermercados Carrefour se pronunciou por meio de um comunicado na madrugada desta sexta (20). Em nota, o estabelecimento decidiu romper o contrato com a empresa de segurança e fechará a loja, além de adotar "medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso".

Leia a nota na íntegra:

"Sobre a brutal morte do senhor João Alberto Silveira Freitas na loja em Porto Alegre, no bairro Passo D’Areia: O Carrefour informa que entrará com uma queixa-crime contra os responsáveis. Também romperá o contrato com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram a agressão. O funcionário que estava no comando da loja no momento do incidente será desligado. Em respeito à vítima, a loja será fechada. Entraremos em contato com a família para dar o suporte necessário.

O Carrefour lamenta profundamente o caso. Ao tomar conhecimento deste inexplicável episódio, iniciamos uma rigorosa apuração interna e, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

Para nós, nenhum tipo de violência e intolerância é admissível e não aceitamos que situações como estas aconteçam. Estamos profundamente consternados com tudo que aconteceu e acompanharemos os desdobramentos do caso, oferecendo todo suporte para as autoridades locais."

fonte:V

0 comentários:

Postar um comentário