domingo, 6 de dezembro de 2020

Bahia: OAB divulga nota de repúdio em virtude da violência praticada pelo prefeito de Barra do Mendes


O prefeito de Barra do Mendes Armênio Sodré( Galego) até 31/12/2020 -foto:reprodução/facebook


A OAB - Ordem de Advogados do Brasil, através da Comissão da Mulher Advogada Subseção de Irecê-Bahia, divulgou ontem(5) nota de repúdio e solidariedade em virtude da  atitude de violência praticada pelo  prefeito de Barra do Mendes, Armênio Sodré Nunes, o Galego (MDB) contra mulheres no último dia 04(sexta-feira) em frente sua residência na cidade que fica localizada há 62 km de Irecê.

Em um trecho da nota diz: 'Alguém que ocupa o posto de autoridade máxima de um Município. Alguém que deveria ser exemplo de equilíbrio, ética e respeito ao próximo torna-se o exemplo de desequilíbrio, violência e total desrespeito às mulheres'.

A nota decorre do fato em que o prefeito Galego, ao tomar conhecimento que um grupo de manifestantes estava protestando contra a gestão devido falta de equipamentos e ações de enfrentamento da covid-19 na cidade, quando o mesmo chegou e ao descer do veiculo com um chicote na mão, expulsou o grupo e atingiu mulheres. O vídeo tem tudo uma grande repercussão em todo o Estado.https://twitter.com/i/status/1335020527015108612
 

Na cidade, que tem uma população de 13.833 habitantes, viu os números de casos para a Covid-19, dispararem e segundo os manifestantes, apesar dos recursos recebidos para o combate a pandemia, não existe sequer um respirador no hospital municipal da cidade.

Segundo o boletim de ontem(5) a cidade registra 254 casos confirmados, com 211 recuperados, 01 óbito, e outro em investigação, 04 pessoas internadas, e 51 casos Positivos Ativos.

                                             foto:reprodução BN


Confira a nota abaixo:



 NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE

Mais uma vez nos deparamos com cenas assustadoras de violência contra a mulher. Desta vez o protagonista é um Prefeito. Alguém que ocupa o posto de autoridade máxima de um Município. Alguém que deveria ser exemplo de equilíbrio, ética e respeito ao próximo torna-se o exemplo de desequilíbrio, violência e total desrespeito às mulheres.
Ver um Prefeito dando chicotadas em Mulheres, além de revoltante, é vergonhoso e assustador, pois vemos aquele que tem o comando da gestão pública Municipal nas suas mãos agindo como um animal irracional sem qualquer noção de civilidade e/ou respeito.
A Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Irecê-Bahia repudia e combate todo e qualquer ato de violência contra a mulher e se coloca a frente de uma luta que é de toda a sociedade. Estamos acompanhando o desenrolar desta triste história com o objetivo de garantir que os culpados sejam punidos e que este não seja mais um crime esquecido nas estatísticas do nosso país, como tantos outros que são esquecidos diariamente.
No dia de ontem todas nós mulheres fomos chicoteadas pelo machismo e misoginia que, infelizmente, estiverem representados por um agente público. Às mulheres vítimas deste ato tão brutal manifestamos a nossa solidariedade e reiteramos o nosso total e irrestrito apoio.
Sigamos juntas e em marcha até que todas as mulheres estejam livres das amarras do machismo estrutural e da violência legitimada e tolerada por esta sociedade patriarcal.
Exigimos Justiça!
Atenciosamente
Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Irecê-Bahia
facebook/05/12/2020

0 comentários:

Postar um comentário