Hashtags de apoio a Jair Bolsonaro ou de ataque aos adversários do presidente chegaram, pela primeira vez, ao topo da lista de conteúdos publicados por contas falsas no Twitter. É o que revela reportagem da Folha de S.Paulo a partir de dados d Bot Sentinel, uma ferramenta criada em 2018 para monitoramento de publicações surgidas a partir de robôs.
"Foi surpreendente notar a ascensão de frases e hashtags ligadas ao Brasil a partir do início de abril", diz o estadunidense Christopher Bouzy, criador da plataforma. "Até agora, o Bot Sentinel tinha focado em atividades não-autênticas e em hashtags relacionadas aos EUA. Não controlamos o que o algoritmo descobre, portanto, não dissemos a ele que procurasse contas falsas amplificando hashtags e frases do Brasil. O algoritmo as encontrou sozinho", completou.
#MaiaTemQueSair, #FechadocomBolsonaro e #DerreteMBL foram três das hashtags apontadas pelo Bot Sentinel como disseminadas por intensa atividade de robôs. É a primeira vez que conteúdos não-relacionados aos EUA chegam ao topo da lista de atividade mundial de contas falsas.
fonte:Conversa Afiada - 28/04/2020
0 comentários:
Postar um comentário