segunda-feira, 27 de abril de 2020

Covid -19: Estadão ganha na Justiça o direito de ver os exames de Bolsonaro

Untitled-29.jpg
Bolsonaro esteve nos EUA e 23 pessoas de sua comitiva testaram positivo para o o covid-19. foto:Alan Sanches/PR/reprodução
O Estadão garantiu nesta segunda-feira 27/IV, na Justiça Federal, o direito de acessar os resultados dos testes para o novo coronavírus feitos por Jair Bolsonaro. A decisão é da juíza Ana Lúcia Petri Betto, que estabeleceu o prazo de 48 horas para Bolsonaro fornecer “os laudos de todos os exames”.
“No atual momento de pandemia que assola não só Brasil, mas o mundo inteiro, os fundamentos da República não podem ser negligenciados, em especial quanto aos deveres de informação e transparência. Repise-se que ‘todo poder emana do povo’ (art. 1º, parágrafo único, da CF/88), de modo que os mandantes do poder têm o direito de serem informados quanto ao real estado de saúde do representante eleito”, observou a juíza.
“Portanto, sob qualquer ângulo que se analise a questão, a recusa no fornecimento dos laudos dos exames é ilegítima, devendo prevalecer a transparência e o direito de acesso à informação pública”, concluiu Ana Lúcia.
Bolsonaro fez o teste para detectar o novo coronavírus nos dias 12 e 17/III, após voltar de viagem aos Estados Unidos. Ele informou, via redes sociais, que os testes deram negativo para Covid-19, mas se recusou a mostrar os diagnósticos. Ao menos 23 pessoas que acompanharam o presidente na viagem testaram positivo para o novo coronavírus.

fonte:Conversa Afiada -27/04/2020 -23h:22min.

0 comentários:

Postar um comentário