quarta-feira, 9 de março de 2022

Ucrânia: "Existe risco claro de acidente nuclear", diz diretor da Agência Atômica

                           foto:reprodução

O argentino Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), afirmou nesta quarta-feira (9) que "existe um risco claro de acidente nuclear" na Ucrânia, aos moldes do que ocorreu em Chernobyl, durante a guerra travada contra a Rússia.

"A Ucrânia é um país com uma rede nuclear muito importante. Tem 15 reatores nucleares, tem instalações como Chernobyl, que é simbólica e icônica, e tem muitas instalações de segurança, de lixo radioativo. Então, existe um risco claro de acidente nuclear", disse o argentino em entrevista à BBC.

Grossi, que presidiu em 2020 a Conferência do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e é diretor-geral da agência da ONU desde 2019, se ofereceu para ser mediador de um encontro entre Rússia e Ucrânia no âmbito nuclear.

"No cumprimento da minha missão, que é uma missão técnica, eu, pessoalmente, ofereci visitar a Ucrânia para tentar negociar e chegar a um acordo com as duas partes. Chegar a um acordo com pontos-chave de segurança nuclear para que sejam evitados, exatamente, ataques às centrais, às instalações nucleares. Para garantir o fornecimento de eletricidade nestas instalações nucleares e garantir a refrigeração. Não é uma mediação política. Essa não é missão da agência, que tem um mandato muito claro e restrito às questões nucleares", afirmou.

Indagado se há uma data para o início das tratativas, Grossi foi enfático ao dizer que "a data é ontem".

"É uma situação muito frágil. Temos que evitar um acidente nuclear. Um acidente nuclear pode ocorrer em qualquer momento. Por isso meus esforços estão orientados, neste momento, a chegar a um acordo o mais rapidamente possível"

Fonte: Revista Fórum - 09/03/2022 10h:23

0 comentários:

Postar um comentário