segunda-feira, 7 de março de 2022

Guerra é “boa oportunidade” para explorar terras indígenas, diz Bolsonaro

 

                                  foto:reprodução/Bolsonaro disse que foi a Rússia ver a questão dos fertilizantes com Putin.


O presidente Jair Bolsonaro (PL) resolveu se posicionar com relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia, mas para afirmar que a guerra é uma “boa oportunidade” para o Brasil legalizar a exploração em terras indígenas. Ele aguarda a aprovação de um projeto de lei que permite a extração de reservas indígenas.

 “Com essa questão, essa crise [entre] Ucrânia e Rússia, apareceu uma boa oportunidade para a gente. Temos um projeto, fez exatamente 2 anos agora em fevereiro, que permite explorarmos essas terras indígenas”, disse em entrevista à Rádio Folha, de Roraima, nesta segunda-feira (7).

Conheça o projeto de lei proposto por Bolsonaro

Trata-se do PL 191/202l, de autoria do Poder Executivo,  que permite a exploração de recursos minerais e hídricos em terras indígenas por meio do incentivo ao desenvolvimento econômico nessas áreas. O presidente afirma, no entanto, que a exploração ocorreria “de acordo com o interesse do índio”.

“Se eles [indígenas] concordarem, podemos explorar minério, fazer hidrelétricas. Ou seja, o que fazendeiro faz na tua terra o indígena faria na do lado. Já se sinaliza uma votação de forma urgente porque se está numa crise de fertilizantes”, disse durante a entrevista.

Entenda a dependência do Brasil com relação aos fertilizantes

O Brasil importa cerca de 85% dos principais fertilizantes usados na agricultura. Rússia, Canadá e Belarus são uns dos principais fornecedores dos fertilizantes nitrogenados e de potássio.

Consequentemente, o Brasil corre o risco de ficar sem os insumos, que são utilizados como matéria-prima para fertilizantes.  Segundo Bolsonaro, o mineral poderia ser explorado no Brasil, mas isso não é feito porque as reservas de potássio estão localizadas em terras indígenas.

Na última quinta-feira (3), a Associação Nacional para Difusão de Adubos afirmou que o Brasil tem estoques de fertilizantes para os próximos 3 meses. Na sexta-feira (4), o governo russo chegou a pedir que os fabricantes não exportem fertilizantes em razão dos graves problemas logísticos provocados pela guerra. No mesmo dia, no entanto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou que uma empresa russa embarcou uma carga de fertilizante com destino ao Brasil.

Entre 2009 e 2011 a Vale teria investir 7 bilhões de dólares em mineração de nitrogênio, fósforo e potássio, com investimentos na Argentina, inclusive, mas os planos da empresa não foram pra frente.

Portal DCM - 07/03/2022 23h:05


0 comentários:

Postar um comentário