terça-feira, 8 de março de 2022

No TSE: Fachin volta a defender urnas eletrônicas na posse de Lewandowski

Posse de Lewandowski no TSE - Reprodução
Posse de Lewandowski no TSEImagem: Reprodução

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, voltou a discursar em defesa do sistema eleitoral na posse do ministro Ricardo Lewandowski, que assumiu uma cadeira na Corte. Lewandowski entrou no lugar de Luís Roberto Barroso, que presidiu a o tribunal até o mês passado.

Estavam na posse as principais autoridades do Judiciário no país, parte delas por videoconferência. O presidente do TSE cumprimentou no microfone a cada uma, depois de dar posse a Lewandowski, e passou a falar sobre o novo membro da Corte.

Lewandowski, que já presidiu ele mesmo o TSE, de 2010 a 2012, não chegou a discursar. Ao ser empossado, apenas leu um juramento protocolar. Já Fachin fez um discurso e chamou Lewandowski de "magistrado intimorato (que não teme, valente)" por seu posicionamento "impávido" na defesa da democracia e das urnas eletrônicas.

O ministro é hoje o segundo integrante mais antigo do tribunal, atrás apenas do decano Gilmar Mendes. No cargo desde 2006, indicado pelo ex-presidente Lula, Lewandowski presidiu a Corte entre setembro de 2014 e setembro de 2016. O período foi marcado, entre outros motivos, pela chegada de casos da operação Lava Jato ao Supremo.

Nos últimos tempos, Lewandowski vem tendo posicionamentos discretos e fez inclusive um aceno à base bolsonarista: foi o único ministro do STF a comparecer a um culto evangélico em Brasília em comemoração à posse do ministro André Mendonça. O evento religioso teve a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da primeira-dama Michelle, além de vários ministros e parlamentares.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Lewandowski divulgou hoje uma nota em homenagem ao Dia Internacional da Mulher: "Se tivéssemos mais mulheres em posição de mando no mundo, com certeza não estaríamos testemunhando a guerra na Ucrânia!".

Fonte:  Rafael Neves/Do UOL, em Brasília - 08/03/2022 19h31

0 comentários:

Postar um comentário