terça-feira, 8 de março de 2022

TSE pede que STF compartilhe provas do inquérito que apura vazamento de dados sigilosos pelo Presidente Bolsonaro

                               foto:reprodução/TSE

O ministro Mauro Campbell (foto), do TSE, enviou um pedido ao Supremo Tribunal Federal solicitando o compartilhamento das provas do inquérito que apura o vazamento de dados sigilosos pelo presidente Jair Bolsonaro.

O pedido foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes. Campbell, corregedor do TSE, quer incluir o material ao inquérito administrativo aberto na Corte Eleitoral que apura ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral.

Jair Bolsonaro é investigado por ter vazado informações sigilosas em suas redes sociais para minar a credibilidade da votação eletrônica, durante sua campanha pelo voto impresso.

Em janeiro deste ano, em manifestação ao ministro do STF Alexandre de Moraes, a delegada da Polícia Federal responsável pelo inquérito, Denisse Ribeiro, afirmou que Jair Bolsonaro  cometeu crime.

Além de Bolsonaro, o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) também é alvo da investigação.

Em fevereiro, o PGR Augusto Aras pediu ao ministro Alexandre de Moraes o arquivamento da investigação aberta o presidente. 

O procurador-geral da República alegou que o inquérito da PF sobre o ataque, ainda que fosse tratado sigilosamente pelos delegados da instituição, não era protegido por uma decisão judicial que decretasse expressamente o sigilo do procedimento.

Para Aras, sem uma decisão judicial que decretasse o sigilo dos documentos, não é possível acusar o presidente ou o deputado Filipe Barros de terem vazado dados de forma criminosa na transmissão ao vivo que os dois fizeram nas redes sociais em 4 de agosto de 2021.

Clique aqui para ler o documento. 

Fonte: O Antagonista/Uol 08/03/2022

0 comentários:

Postar um comentário