quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Comunidades judaicas ao Dep. Kim Kataguiri: “cara, você fez uma merda gigante”

O deputado federal Kim Kataguiri (Podemos-SP), partido do presidenciável Sergio Moro, divulgou vídeo nesta quarta-feira (9), em sua conta do Twitter, em que procura negar sua declaração no Flow Podcast de que a Alemanha teria errado ao criminalizar o nazismo. Ao mesmo tempo, o deputado se desculpa e, em uma grande ginástica mental, tenta explicar o que quis dizer.

No mesmo vídeo, Kim diz também que foi procurado por comunidades judaicas após a fala dizendo: “pô, cara, você fez uma merda gigante. Você cometeu um equívoco monumental, você precisa se desculpar por isso, escutar a comunidade nisso”, revelou o próprio deputado.

“Eu explico o que tava querendo dizer no Flow. Todo o desenvolvimento da minha ideia foi no sentido de qual que é a melhor maneira de combater o nazismo. Esse eu acho que é o primeiro ponto. Não tinha nenhum defensor de nazismo lá, em nenhum momento, pelo contrário, eu sempre fiz questão de deixar muito claro que é uma ideologia abjeta, que é uma coisa que jamais deve acontecer, e que o objetivo era justamente fazer como acabar com essa ideia”, afirmou.

Resposta infeliz

O deputado confessa ter sido “uma resposta infeliz pra Tábata. Ela pergunta exatamente a mesma coisa que você me perguntou (se a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo) e eu digo que sim, eu tava pensando principalmente nas obras históricas nazistas, principalmente o ‘Mein Kampf’, que aqui no Brasil foi objeto de julgamento no Supremo. Se certas pessoas devem ou não ter acesso a este livro e a outras obras nazistas, e neste aspecto que sim, as pessoas devem conhecer, devem ler não pra reproduzir, não para serem nazistas”.

Desculpas

Ao final, Kataguiri pede desculpas: “quando eu digo que foi um erro, eu tô dizendo da criminalização, faz parecer que eu tô falando de movimentos nazistas, de ter veículos de imprensa nazistas, de ter partido nazista e eu jamais defendi e não defendo e nunca vou defender que você tenha movimentos sociais nazistas, que tenha partidos nazistas, veículos de imprensa nazistas”.

Fonte:Revista Fórum -10/02/2022

0 comentários:

Postar um comentário