foto:Divulgação
A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) elegeu, nesta terça (25/8) e quarta-feira (26/8), os novos responsáveis pelo comando da instituição. A Chapa Somar, encabeçada pela atual reitora Márcia Abrahão Moura, foi a escolhida entre estudantes, técnicos e docentes para assumir a Reitoria pelo próximo mandato (2020-2024). Márcia foi reeleita reitora com 16.325 votos (54,01% do total).
O resultado dos dois dias de votação foi divulgado por volta das 22h10, após consolidação e apuração dos votos. A divulgação dos vencedores ocorreu através do canal da Comissão Organizadora da Consulta (COC) no YouTube.
A Chapa Somar, composta pela atual reitora da UnB, MárciaAbrahão Moura, e o hoje vice-reitor, Enrique Huelva Unternbaumen, largou na frente na votação, tendo a maioria dos votos dos docentes. Foram 1.255 eleitores.
A dupla também venceu entre os técnicos, com 997 votos, e entre o corpo discente da universidade, com 5.329 alunos a favor da reeleição. Como a chapa vencedora obteve 54% do total de eleitores, ficou descartada a necessidade de realizar um segundo turno.
A segunda chapa mais votada foi a UnB Pode Muito Mais, que apresentava os docentes Jaime Martins de Santana e Gilberto Lacerda dos Santos para as funções em disputa. A dupla obteve 18,17% dos votos (5.492 eleitores).
Em terceiro lugar, ficou a Tempo de Florescer (5.013 votos – 16,58%), de Maria de Fátima Sousa e Elmira Luzia Melo Soares Simeão. Na sequência, a Unifica UnB, de Virgílio Caixeta e Suélia de Siqueira, tendo sido escolhida por 3.397 eleitores.
Perfil da reitora reeleita
Márcia Abrahão Moura é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da UnB. Professora titular do Instituto de Geociências (IG), é responsável pela administração da universidade desde novembro de 2016. Informações do site Metrópoles em 26/08/2020
0 comentários:
Postar um comentário